13 de Julho, Dia Mundial do Rock

13/07/2010 06:24

Quem disse que o rock acabou?

 

Bob Geldof foi um rockeiro marcou seu nome à ferro e fogo na história do rock. Você conhece alguma música cantada por ele? Pois é, nem eu heheh' --'. 

Mas ele realizou dois grandes feitos em sua vida. Um deles foi protagonizar o filme The Wall, de Alan Parker, baseado na obra homônima do Pink Floyd.

O outro foi organizar o festival Live Aid, que aconteceu no dia 13 de julho de 1985, simultaneamente, em Londres e na Filadelfia.

Na Inglaterra, apresentaram-se Status Quo, Style Council, Adam Ant, Boomtown Rats, Spandau Ballet, Elvis Costello, BB King, Sade, Sting, Phil Collins, Bryan Ferry, U2, Dire Straits, Queen, David Bowie, Who, Elton John e Queen, entre outros. 

Já nos Estados Unidos, tocaram Joan Baez, Black Sabbath, Run DMC, Crosby, Stills & Nash, Judas Priest, Bryan Adams, Beach Boys, Simple Minds, Pretenders e Santana, entre outros.

 

Na Inglaterra, apresentaram-se Status Quo, Style Council, Adam Ant, Boomtown Rats, Spandau Ballet, Elvis Costello, BB King, Sade, Sting, Phil Collins, Bryan Ferry, U2, Dire Straits, Queen, David Bowie, Who, Elton John e Queen, entre outros. 

Já nos Estados Unidos, tocaram Joan Baez, Black Sabbath, Run DMC, Crosby, Stills & Nash, Judas Priest, Bryan Adams, Beach Boys, Simple Minds, Pretenders e Santana, entre outros.

 

Evento no qual foi transmitido para todo o mundo, seus lucros foram voltados para ajudar as pessoas que morriam de fome na Etiópia. 

A partir de então, o dia 13 de julho foi estabelecido o Dia Mundial do Rock.

É claro que, quando Geldof conquistou este dia de celebração no calendário, o estilo musical mais rebelde e irreverente de todos os tempos já não era mais o mesmo em comparação com aqueles acordes de blues e jazz – fontes onde Chuck Berry e Bill Harley e seus cometas beberam. 

 

De lá pra cá, esse “menino mau” o, Rock n' Roll, já foi cabeludo ie ie ie, galã “mexedor de pélvis”, hippie drogado, metaleiro de cabelos grandes, progressivo psicodélico, punk reacionário, pop conquistador de grandes audiências nas rádios, emo grande alvo de modinhas, grunge, trash, flertou e misturou-se com praticamente todos os outros estilos… 

 

Taí alguém que, em mais de 50 anos, soube se reinventar a cada momento, passando de marginal rebelde para ídolo de milhões de pessoas.

E a quantas pessoas temos que agradecer por terem tornado o dia de hoje tão especial?!

Não apenas ao ativista Geldof, por ter criado o Live Aid que, sem querer, estipulou a data, mas a todos que colaboraram para que o rock crescesse a ponto de merecer esta comemoração, desde os inúmeros grandes artistas de cada época (uma lista impossível de se contabilizar) até aqueles que atuam nos bastidores, como os donos de bares e casas de shows que acreditam e amam esse modo de vida e abrem espaço para as bandas independentes darem seus primeiros passos rumo ao estrelato (sem deixarem tb de ganharem dinheiro vendendo suas cervejas =P), aos divulgadores que dedicam seu tempo e recursos para “espalhar a palavra”, e aos fãs, que não sabem ou mesmo querem explicar por que gostam.

Apenas gostam. It’s only rock n roll, but I like it, como diria Mick Jagger.

 

Desde Elvis, Chuck Berry, passando por Black Sabbath, Nirvana e indo até Cansei de Ser Sexy e Slipknot, apesar de todos os estilos bem diferentes, no fim das contas é tudo ROCK, todos com a mesma paixão e devoção.

 

E tudo bem se você pensa que não gosta de rock – tenho certeza que alguma vertente deste estilo mutante combina com seus ouvidos como uma luva.

Se este rebelde, com muitas causas, não tem nenhum preconceito ao se misturar e reinventar a cada instante, abandone você também os seus conceitos pré-estabelecidos a respeito, e descubra que ainda há muita história a ser contada através do som dessa guitarra.

 

Do peso de Metallica à leveza de Legião Urbana.

Da batida do Ac/Dc aos Riff's inconfundíveis de Led Zepplin.

Dos solos americanizados de Hendrix ao som latino de Carlos Santana.

Das vozes de Beach Boys à orquestra de Brian Setzer.

Da improvisação de Chuck Berry ao clássico Gun's and Roses.

Do sonho de The Wonders à realidade dos Beatles.... Por fim isso é Rock n' Roll

 

E enquanto isso, aproveitando que hoje é o dia mundial do Rock, esqueça os vizinhos, coloque seu CD preferido no volume máximo e deixe seu corpo fazer o que a música mandar. Afinal, quem nunca quis ser um rockstar?

 

Feliz dia Mundial do Rock \m/

 

Postado e escrito por: Lena em 13-07-2010

Tópico: 13 de Julho, Dia Mundial do Rock

Data: 27/09/2010

De: Gabriel comodoro

Assunto: :D

quando eu falo o que é rock, ninguem acredita, acha que é so distorção, berro, espancar bateria, ou pior, acha q restart é rock, rock é ideal pra fazer algo de bom acontecer, é não se conformar com a realidade, é não se alienar, rock veio pra fazer o mundo um lugar melhor, e as pessoas seres mais sensatos...

Novo comentário